Encontro com o Cinema Alemão acontece até 17/04, no Sesc Centro João Pessoa

Começa na segunda-feira (07/04) o Encontro com o Cinema Alemão, evento que apresenta ao público pessoense uma produção caracterizada por  proporcionar conhecimento por intermédio da ficção, retratando aspectos da vida cotidiana alemã, para que o público venha a refletir sobre uma infinidade de questões sociais e humanas; detalhes normalmente esquecidos, apagados em filmes que costumamos ter acesso.
As exibições acontecerão no Sesc Centro João Pessoa, nos horários das 12h,17h, 19h, sendo que após a última sessão os cinéfilos participarão de debates com os críticos de cinema Astier Basílio e Tiago Germano. A entrada é gratuita.
Trata-se de uma parceria do Sesc PB com o Departamento Nacional do Sesc e Gothe Institut e Alemanha+ Brasil. O acervo disponibilizado durante a mostra destaca uma abordagem bastante apropriada para uma ação do calendário da Temporada Alemanha + Brasil de 2013-2014, que nos permite conhecer a produção  cinematográfica contemporânea da Alemanha, favorecendo o estudo e a discussão sobre as questões específicas da arte do cinema e, ao mesmo tempo, conhecer novos aspectos, novos olhares, sobre as questões do homem e da sociedade.


Confira a Programação:
Data: 07/04/2014
Horário: 12h, 17h e 19h
Filme: Das Leben ist eine Bastelle (A vida é um canteiro de obras)
Direção: Wolfgang Becker
Duração: 118 min
Faixa etária: 16 anos

Sinopse: Em Berlim, manifestantes e policiais se enfrentam na rua, enquanto Jan Nebel vai para seu emprego no frigorífico. No caminho, derruba dois homens que perseguem uma jovem, e ele nem imagina que são policiais à paisana. A noite traz sérias conseqüências para Jan: uma multa, sua demissão e, tal vez, a perda de seu grande amor. Pela manhã, ao fazer uma visita ao pai, encontra-o morto. Além disso, Jan desconfia que contraiu Aids. Mas toda catástrofe pode ter seu lado bom: em seu último dia no frigorífico, ganha um novo amigo; no confronto com a polícia, conhece Vera; com a morte de seu pai, ele tem agora um apartamento próprio e talvez o medo da Aids o faça ordenar melhor a própria vida.


Berlin is in Germany (Imagem: Divulgação)
Data: 08/04/2014
Horário: 12h, 17h e 19 h
Filme: Berlin is in Germany
Direção: Hannes Stohr
Duração: 90 min
Faixa etária: 14 anos
Sinopse: Martin deixa a penitenciária de Brandenburgo após 11 anos na prisão por um assassinato em 1989. Ele só conhecia a Alemanha Oriental e agora é subitamente confrontado com uma nova Berlim unificada. Hospeda-se em um hotel e sai em busca de trabalho, mas nada consegue. Procura Manuela, sua mulher e mãe do filho que nunca vira até então, mas o atual companheiro da esposa não vê com bons olhos essa aproximação. Inspirado por uma história real, o diretor Hannes Stohr nos revela uma história que tem um ponto de partida realista, mas se transforma aos poucos em um conto de fadas.


Data: 09/04/2014
Horário: 12h, 17h e 19 h
Filme: Die Unberuhrbare (Nenhum lugar para ir)
Direção: Oskar Roehler
Duração: 100 min
Faixa etária: 14 anos
Sinopse: Em Nenhum lugar para ir, Oskar Roehler relata a história de sua mãe – a escritora Gisela Elsner, que se suicidou em 1992 – através da personagem Hanna Flanders, uma escritora que vê sua suposta carreira destruída com a queda do Muro de Berlim. Gisela Elsner tinha se tornado uma figura tão marginal, que passara a ver-se como pária da sociedade cultural. Na verdade, exceto pelo seu furioso romance de estreia, Gisela nunca chegou a ser uma grande escritora. Membro do Partido Comunista Almeão, a escritora bem poderia ter pressentido que o fim da Alemanha Oriental seria também o fim do seu sucesso profissional.


Good bye Lenin! (Imagem: Divulgação)
Data: 10/04/2014
Horário: 12h, 17h e 19 h
Filme: Good bye Lenin! (Adeus Lenin!)
Direção: Wolfgang Becker
Duração: 120 min
Faixa etária: 12 anos

Sinopse: Em 1978, em plena Alemanha Oriental, o pai de Alex Kerber deixa o país, rumo ao ocidente. Uma vista dos homens da Stasi (Serviço de Segurança Nacional) leva a mãe do garoto ao hospital, de onde volta como uma ativista ferrenha. Anos depois, em uma manifestação pacífica, ela vê seu filho Alex sendo espaçando por representantes do governo e entra como após sofrer um infarto. O muro de Berlim é destruído e a casa da família é adaptada aos padrões ocidentais. Somente em 1990, um ano depois, ela desperta do coma. O médico explica que qualquer excitação pode ser fatal para a paciente. Por isso, Alex decide esconder a queda do Partido Socialista. Mas o que acontecerá quando a mãe, mesmo acamada, voltar para casa?


Data: 11/04/2014
Horário: 12h, 17h e 19 h
Filme: Sonnenalle
Direção: Leander Haubmann
Duração: 94 min
Faixa etária: 14 anos
Sinopse: Com este filme, sua estréia no cinema, o diretor de teatro Leander Haubmann retrata de forma humorística a vida dos jovens na Berlim Oriental e nas zonas fronteiras, em 1973. Muita coisa acontece na Sonnenalle, avenida que tem um trecho mais longo na Berlim Ocidental e um trecho mais curto na parte oriental da cidade dividida. Haubmann oferece uma caricatura dos problemas dos cidadãos da Alemanha Oriental sem que para isso seja necessário conhecer a fundo a história da queda do socialismo na Alemanha.


4 Tage im Mai (Imagem: Divulgação)
Data: 14/04/2014
Horário: 12h, 17h e 19 h
Filme: 4 Tage im Mai (4 dias em maio)
Direção: Achim Von Borries
Duração: 95 min
Faixa etária: 14 anos
Sinopse: Aos 13 anos, Peter queria ser um guerreiro valente. Durante as batalhas da Segunda Guerra, ele encontre um soldado alemão morto, veste o seu uniforme e pendura também seu fuzil. Uma pequena patrulha russa ocupa o orfanato no qual o garoto vive com a tia, que se rende aos russos. Nesses últimos dias de guerra, o major da pequena tropa, Kalmykow, quer apenas proteger seus homens. Quando uma unidade alemã aparece na região, Peter denuncia os soldados soviéticos, mas nem mesmo os alemães querem continuar lutando.


Data: 15/04/2014
Horário: 12h, 17h e 19h
Filme: Yella
Direção: Christian Petzold
Duração: 88 min
Faixa etária: 14 anos 
Sinopse: Yella quer sair de Wittenberge, onde a empresa de seu marido Bem faliu e seu casamento chegou ao fim de maneira dramática. Decide então ir para o oeste, para o outro lado do Elba, em busca de oportunidades. Em seu novo lar, ela encontra Philipp, que a convida para acompanhá-lo em um encontro de negócios. Ali, Yella descobre o mundo do capital de risco e começa a trabalhar para Philipp. Ela começa a participar do sonho de Philipp, que quer ganhar muito dinheiro e para isso planeja um negócio incrivelmente simples e altamente promissor.


Almanya- Willkommen in Deutschland
(Imagem: Divulgação)
Data: 16/04/2014
Horário: 12h, 17h e 19h
Filme: Almanya- Willkommen in Deutschland (Bem-vindo à Alemanha)
Direção: Yasemin Samdereli
Duração: 95min
Faixa etária: 12 anos
Sinopse: Em 1964, Huseyin Yilmaz deixou a Anatólia e veio para a Alemanha como trabalhador imigrante. Agora está prestes a receber a cidadania alemã, mas não sabe se isso o que realmente deseja. Inesperadamente, ele compra uma casa em seu país natal e convoca sua família para ajudá-lo com a reforma, mas ela reage de maneira diversas. Lembranças do passado se misturam ao presente, enquanto a família toda está novamente a caminho da Anatólia. Durante a viagem de ônibus Huseyin morre, provocando discussões que há muito já deveriam ter acontecido. Bem-vindo à Alemanha é uma extraordinária contribuição ao atual debate sobre a integração na Alemanha. O filme fala sobre identidades que se transformam pouco a pouco, sobre a complexa questão da prática de cada um. 


Data: 17/04/2014
Horário: 12h e 17h
Filme: Alle anderen (Todos os outros)
Direção: Maren Ade
Duração: 119 min
Faixa etária: 14 anos
Sinopse: Todos os outros conta a história de Gitti e Chris, um jovem casal de trinta e poucos anos e muitas diferenças, que tenta desfrutar suas férias isolando-se a dois. Na casa de veraneio dos pais de Chris, na Sardenha, eles tentam fugir dos problemas não resolvidos. Dentro da casa tudo é igual ao lar na Alemanha, por isso os dois preferem passar o tempo na piscina, entregando-se a brincadeiras pueris e fugindo de vizinhos inconvenientes. Só não conseguem fugir um do outro.



Data: 17/04/2014
Horário: 17h
Filme: Was bleibt (O que permanece)
Direção: Hans- Christian Schmid
Duração: 88 min

Faixa etária: 12 anos
Was bleibt (Imagem: Divulgação)
Sinopse: Marko vem de Berlim para encontrar sua rabugenta mulher nas proximidades de Bonn e pegar seu filho Zowie. O casal vive separado, mas os avós de Zowie não podem saber. A ilusão da família intacta deve ser mantida, principalmente, por causa da avó Gitte, que sofre de depressão há muitos anos. Durante um jantar, Gitte faz uma revelação que, em princípio, deveria alegrar a todos os presentes: ela declara que estar vivendo agora sem o uso dos medicamentos. Os presentes reagem com surpresa, estranheza e desconfiança, pois todos temem novos problemas.



O Sesc Centro João Pessoa fica localizado à Rua Desembargador Souto Maior, 281, Centro.
                                                                                  Mais informações: (83) 3208-3158 | (83) 9996-0183

Comentários