‘A Cela’ fica em cartaz até 30 de março, no Teatro Lima Penante

Com texto de Michel Azama e direção de Elias de Lima, A Cela é a nova montagem dos alunos do Curso de bacharelado em Teatro da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, que estará em cartaz nos dias 21, 22, 23, e de 27 a 30 de março, nos horários das 17h e 19h, no Teatro Lima Penante, com entrada franca para o público interessado, e limite de 50 lugares na plateia, disponibilizados por meio de convite entregue na porta do local, devido à proposta cênica do espetáculo.

'A Cela' (Foto: Divulgação)

A Cela

Depois de 16 anos presa em uma cadeia por ter assassinado seu marido, é anunciado à mulher a sua liberdade. Passa a última noite numa cela isolada, espaço “transitório” e asséptico do regime carcerário francês, onde ela rememora sua vida diante do futuro incógnito que a espera. Sua noite é preenchida pelas lembranças da família, dos filhos, do assassinato, do julgamento, das amizades no presídio, do sistema carcerário e da angústia diante de uma realidade que a levará a outra prisão: o mundo exterior, a “reintegração”.
Durante todo o seu último isolamento, a libertada questiona: “Como enfrentar a vida lá fora com as grades enraizada dentro de si?”.

'A Cela' (Foto: Divulgação)
Michel Azama, dramaturgo e romancista contemporâneo francês, traz nesse texto, escrito originalmente na década de 80, a incomunicabilidade quanto ao limite das possibilidades que o homem inventou para entender sua existência e sua miséria humana, tudo isso sob inspiração de uma intensa experiência vivida por ele junto às mulheres apenadas, que entre o endurecimento do cárcere e a fragilidade diante da vida, a personagem vai tecendo sua teia dramática entre saltos do passado e presente, da memória ao real, nesse espaço entre dois mundos, antecipando a angústia de um futuro incerto.

Tendo no elenco os atores Jean Oliveira, Josiel Santos, Katheryne Menezes, Mônica Letícia, Tamires Amaral, Thaismary Ribeiro e Coca Ribeiro, o público verá em cena os questionamentos acerca da amizade, da solidão, da feminilidade, do desejo sexual, dos filhos, da vida pós-prisão e do que já mudou com o tempo.
  

Ficha Técnica


Texto: Michel Azama
Encenação: Elias de Lima
Preparação Corporal: Sérgio Oliveira
Preparação Vocal: Adriana Fernandes
Cenografia: Elias de Lima, Everaldo Vasconcelos e alunos da disciplina Projeto Cenográfico para Montagem (2013.2)
Figurino e Adereços: Hélder Nóbrega
Iluminação: Tiago Dion
Sonoplastia: Elias de Lima e o grupo
Elenco: Jean Oliveira, Josiel Santos, Katheryne Menezes, Mônica Letícia, Tamires Amaral, Thaismary Ribeiro, Coca Ribeiro


O Teatro Lima Penante fica localizado na Av. João Machado, 67, Centro,
João Pessoa/PB.
Mais informações: Tamires Amaral – taamires.aamaral@gmail.com

Comentários