Ateliê Elioenai Gomes apresenta o show “Black Xistus”, neste sábado (15)

Com o objetivo de proporcionar ao grande público toda a efervescência das produções culturais da capital paraibana, o Ateliê Multicultural Elioenai Gomes apresenta o show Black Xistus, que traz à tona o mais recente trabalho do cantor e compositor paraibano Xisto Medeiros. Esse evento, que leva o nome homônimo do último álbum lançado por esse artista, acontecerá no próximo sábado (15), a partir das 20h, com ingressos no valor único de R$ 20 (vinte reais).
Em setembro de 2013, Xisto lançou o CD “Black Xistus” no estacionamento da Universidade Federal da Paraíba, onde é professor de Música e pesquisador da área. Escolheu esse local como proposta de acolhimento, além de profusão de toda criação musical emanada desse centro de ensino federal, destacando assim, a qualidade de produções e intercâmbio entre o fazer artístico e o conhecimento acadêmico.

Xisto Medeiros


Xisto Medeiros (Foto: Gustavo Moura)
Natural de Patos, sertão da Paraíba, pertence à terceira geração de músicos da família Medeiros. Cantor, compositor, contrabaixista, arranjador e produtor musical, iniciou seus estudos musicais aos 13 anos, sob a orientação do seu tio João Linhares e do professor Hector Rossi. De lá para cá, Xisto acumulou uma série de vivências, frutos de suas andanças pelo mundo, e nas quais se encontrou e dividiu palco com grandes nomes da música. Já tocou e gravou com Sivuca, Chico César, Lenine, Zeca Baleiro, Elba Ramalho, Xangai, Totonho, Arnaldo Antunes, Sandra de Sá, Zélia Duncan, Ana Carolina, Cátia de França, Vital Farias, entre outros.
Em 2010, lançou seu primeiro CD solo, Prana, apontado pela crítica local como "uma obra prima da música paraibana", com canções suas e de parceiros como Lúcio Lins, Hildeberto Barbosa Filho, Zé Lins do Rego, Astier Basílio, Acilino Madeira, Pedro Osmar e Edônio Alves. Seu CD recebeu importantes críticas no meio musical, tanto pela qualidade poética das letras, quanto pela qualidade sonora dos arranjos bem trabalhados e definidos.
Atualmente, Xisto é professor de contrabaixo elétrico e acústico da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e ocupa o cargo de I contrabaixo da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB). Também integra os grupos Quinteto da Paraíba, JPSax, Quarteto de Baixo Elétrico da Paraíba (Paraibass) e faz parte da banda do artista, também paraibano, e atual presidente da Secult – PB, Chico César, com quem tem feito frequentes turnês nacionais e internacionais.

 A Obra


Xisto Medeiros (Foto: Gustavo Moura)
Black Xistus é um álbum de referência para o Estado, assim como para o cenário artístico brasileiro. Com este trabalho, o músico e compositor Xisto Medeiros buscou levar ao público novas concepções estético-musicais, pensando não apenas a apresentação da música paraibana, e nem o seu aspecto fenomênico, mas sim, conceitos mais atuais e de interação com a arte da poesia e dos sentimentos que ela expressa. A música nesse processo de completude, incorporando os signos que a modernidade proporciona, junto ao intercâmbio cultural tão almejado pela cena artística contemporânea.
O disco tem 13 faixas e conta com participações especiais de Lenine, Zeca Baleiro, Chico César, Lucy Alves & Clã Brasil, Rinah Souto, Totonho, Fabíola Medeiros e Richard Bona. A poesia está representada pelos poetas Acilino Madeira, Alex Madureira e Astier Basílio. A banda que acompanha Xisto é composta por Heleno Feitosa - Costinha (sax e flauta), Léo Meira (guitarra), Helinho Medeiros (sanfona), Junior Andrade (piano), Gledson Meira (bateria), Chiquinho Mino e Glauco Andreza (percussão).
             

              O Ateliê Multicultural Elioenai Gomes, que é uma instituição civil, coletiva e apartidária, desenvolve ações educativas e socioculturais centradas na revitalização humana dos moradores do Centro Histórico da capital “parahybana”, conta com outras propostas de ampliação das atividades e inclusão de outros segmentos artísticos.
Hoje conta em seu calendário de eventos culturais fixos o Baile de Máscaras, Cortejo de Tambores, Bloco Folião de Ladeira Abaixo, Bailes Afro, Luz de Candeeiro, Celebrando o Coco de Roda da Paraíba, Casa  de Bamba, Mostra Multiteatral, Auto dos Orixás, Cortejo Multicultural e o Projeto Pôr do Sol Multicultural, contemplando assim as Artes Visuais, a Produção Cultural, o Turismo, os Direitos Humanos, a Educação, a Cidadania, a Inclusão, a Música, a Dança, o Audiovisual, as Artes Cênicas, a Literatura, a Saúde, a Cultura Popular, a Capoeira, a Diversidade de gênero e sexualidade, fortalecendo o intercâmbio cultural pleno e banhado da mais singular diversidade cultural.


O Ateliê Multicultural Elioenai Gomes fica localizado na Ladeira da Borborema, nº 101, Varadouro, João Pessoa – PB. Próximo à Catedral Nossa Senhora das Neves.
Mais informações: Anne Fernandes - (83) 8806-0165
Elioenai Gomes - (83) 8730-9629
Xisto Medeiros – (83) 8897-9399

Comentários