Casa da Folia será instalada no Centro Histórico

Comemorando 20 anos do movimento 
que mudou a cara do carnaval pessoense

Por Chico Noronha

Para um dos movimentos culturais que mais registrou avanços em João Pessoa, contando até mesmo com frequentes pedidos de filiação à sua entidade representativa vindos de diferentes pontos da capital paraibana, o anúncio da abertura da Casa da Folia de Rua vem em boa hora. Até mesmo porque a prévia carnavalesca está confirmada para o período que vai de 21 de fevereiro a 01 de março.
Raimundo Nonato Filho (Foto: Fernando Soares)
Segundo o presidente da Associação Folia de Rua, Raimundo Nonato Batista Filho (Bola), a data da abertura será divulgada na terceira semana de fevereiro para conhecimento das 40 agremiações filiadas e mais 60 blocos de rua convidados.
Na realidade dos fatos, esse poder de mobilização de grupos contendo diversos perfis sociais já influencia cerca de 150 agremiações no âmbito da chamada Grande João Pessoa.
A casa ficará instalada no pátio de São Francisco/ladeira que leva à Casa da Pólvora, local bastante conhecido pela população local e frequentado regularmente por turistas. Ao destacar essa conquista da Associação presidida por ele, fez questão de enfatizar a continuidade dos projetos de inclusão social, sobretudo aqueles que já foram desenvolvidos através da área cultural, poderão ser realizados já durante o exercício de 2014.
Bola e o Prefeito Luciano Cartaxo
(Foto: Divulgação)
Nos próximos dias, Bola fará divulgação do apoio que vem recebendo das autoridades, haja vista que manteve exitoso diálogo com o prefeito Luciano Cartaxo (PT) que garantirá a manutenção da parceria além dos momentos carnavalescos.
Tudo indica que projetos como o Folia Cidadã estarão de volta. O cronograma de ações regulares, implementado na gestão de Ana Maria Gondim, em 2012, possibilitou à associação dar os primeiros passos rumo a parcerias com empresas e instituições de renome nacional, a exemplo do Instituto Ayrton Senna, Brazil Foundation, Minc-Ministério da Cultura, virando até mesmo Ponto de Cultura e passando a despertar também o interesse do empresariado local.
É exatamente esse clima que Raimundo Nonato Filho almeja produzir no Casarão da Folia de Rua, que inclui um galpão onde podem ser ministrados para maior contingente de pessoas interessadas cursos, oficinas, gerando grupos como Latatá, por onde passaram crianças e adolescentes do Porto do Capim e onde atuaram artistas e animadores culturais como Chiquinho Mino, Paulinho Ditarso, Pedro Osmar Gomes Coutinho, Dadá Venceslau, Liss Albuquerque, Patrícia Moreira e Samuel Barreto. Cerca de 80 talentos foram iniciados ali.
                                      

COMEMORANDO DUAS DÉCADAS DE CONQUISTAS 


Presidindo a Folia de Rua justamente no ano em que o movimento que modificou o carnaval de João Pessoa desde a sua fundação em 1994, tendo como dirigente Buda Lira, ator e ativista cultural, Raimundo Nonato Filho registra que essa história foi edificada por meio de grandes momentos.
O lançamento do LP Folia de Rua, produzido pelo Selo Aquárius, que unia a criativa e ousada trinca composta por Alberto Arcela, Dercio Alcântara e Eduardo Stuckert, em 1992, foi um desses momentos considerados históricos: “a partir do lançamento na Gameleira de Tambaú, quando percebemos uma grande multidão prestigiando uma iniciativa de artistas locais e agentes ligados ao nosso setor cultural, em uma festa ícone, a mídia entendeu que não dava mais para sonegar o movimento desencadeado por blocos como Filhos da Alegria, Feras, Morcego (hoje extinto), Cafuçus, Muriçocas do Miramar, Bobô, Imprensados e Bulachas.
Do bolachão/vinil prestigiado naquela festa popular participaram Jairo Madruga, Gracinha Telles, Erick Von Sohsten, Cristovam Tadeu, Jadir Camargo, Eduardo Fuba, Liss Albuquerque, Eudinho Arruda e Soraia Bandeira.

TABLÓIDE CIRCULARÁ DURANTE A FESTA



Mais eventos e personalidades que integram a história sobre os 20 anos de estrada da Folia de Rua serão divulgados no FOLIA DE RUA, informativo que a associação veiculará durante a temporada de prévias. Contendo ainda outros tantos assuntos relacionados ao movimento cultural que mudou a cara do carnaval de João Pessoa e programação detalhada.

Comentários