Festival Literário Letras e Luzes acontece de 19 a 22 de dezembro em Areia

Tendo enquanto proposta difundir a literatura regional para o cenário nacional e fomentar o intercâmbio das artes literárias, o Letras e Luzes na Serra: Festa Literária de Areia, promovido pela Prefeitura Municipal de Areia em parceria com o Ministério da Cultura e o Governo Federal, e conta nesta primeira edição, com o apoio da AMAR, da Funesc, da Grafset, do Sebrae PB, da UEPB, UFCG e UFPB, acontecerá de 19 a 22 de dezembro, em Areia, cidade localizada no Brejo paraibano.
Dentro da programação terão mesas redondas, palestras, contação de causos, lançamento de livros, apresentações artísticas e musicais, além de oficinas, minicursos, sarais, roda de conversa, feira de livros, muita poesia e intercâmbios, por meio das caravanas literárias que já vem acontecendo desde o dia 26 de novembro, nos principais polos da região paraibana.
Poderemos ver nomes de peso que farão parte dessa grande festa, do cenário local e nacional, como Bruno Galdêncio, Amador Ribeiro Neto, Oliveira de Panelas, Suzy Lopes, Carlos Cartaxo, Rinaldo Fernandes, Jessier Quirino, Severino Lucena Filho, Archidy Picado Filho, Lau Siqueira, André Ricardo Aguiar, Ana Maria Machado, Zé de Cazuza, Shiko e O Cantador, Santana. A programação completa você poderá acessar no site do evento: http://www.festaliterariadeareia.com.br

Letras e Luzes na Serra

A FESTA LITERÁRIA DO BREJO

Palavras em festa subiram a serra rumo à terra de tantas artes e artistas. A tradição cultural de areia ganha mais um evento histórico que vai reinserir a cidade no mapa da literatura nacional. O Letras e Luzes na Serra: Festa Literária de Areia é um festival nascido da iluminação, da leitura em nossas vidas, da necessidade básica que ela se faz no dia a dia. Nesta primeira edição, será uma viagem pelo mundo da imaginação e conhecimento, a fim de incluir os leitores nesse contexto e popularizar o hábito da leitura.

AREIA

Areia (Foto: Acervo Blog)
Areia é uma cidade localizada na região do brejo paraibano. Além dos aspectos naturais e do seu microclima, a cidade é reconhecida pela sua importância cultural histórica: é berço de artistas como Pedro Américo e José Américo de Almeida, além de possuir o primeiro teatro da Paraíba, o Teatro Minerva. É uma região de muitos engenhos antigos e seu centro é ornado por casas de belas fachadas de valor arquitetônico atemporal – o que levou a ser registrada pelo IPHAN em 2005 como patrimônio histórico, paisagístico e cultural do Brasil. Hoje, Areia está vivendo um novo ciclo de desenvolvimento, com roteiros turísticos consolidados e em fase de consolidação, como o Caminhos do Frio, o Festival Brasileiro da Cachaça, Rapadura e Açúcar Mascavo e Bregareia, além do Festival de Artes de Areia. Areia também oferece comidas típicas, cachaças, casarios e engenhos antigos, florestas e museus entre tantas riquezas para experimentar, conhecer e viver durante o festival ou a qualquer época do ano.

Fonte: Assessoria

Comentários