Sarau Café Verso em Prosa traz ADZ – Abrad’ Os Zóio, Celly de Freitas e Sidney Nicéas, num grande caldeirão poético-cultural

Evento já consagrado no calendário cultural da capital paraibana, o Sarau Café Verso em Prosa, acrescenta a partir do mês de outubro, lançamentos de livros locais e nacionais, como o livro Cartas Marcadas, de Celly de Freitas, e A Grande Ilusão, de Sidney Nicéas, atrelando ainda mais valor cultural com as apresentações de grupos musicais ao vivo, abrindo espaço para a música independente e disseminando a cultura regional. Sendo assim, a convite da idealizadora e produtora do projeto, a atriz paraibana Suzy Lopes, a banda ADZ – Abrad’ Os Zóio fará uma apresentação especial e intimista, lançando o seu primeiro álbum, Cidade das Neves, para esse público singular, na próxima terça-feira (08), a partir das 20h, no Café Empório, localizado num dos pontos turísticos de nossa capital, a Feirinha de Tambaú, com entrada franqueada ao público interessado. Todos os trabalhos serão divulgados e estarão à disponibilidade para aquisição dos mesmos, pela plateia presente nesse evento.

O PROJETO

O Café em Verso e Prosa é um sarau poético, organizado pela atriz paraibana Suzy Lopes, desde abril de 2005. Acontece todo mês, sempre nas primeiras terças-feiras, trazendo convidados especiais - locais, nacionais e internacionais -, abrindo espaço para a cena cultural independente, assim como para a propagação de todas as formas de Arte. Música, Literatura e, claro, muita Poesia.
A plateia é convidada todo o tempo a interagir com as performances, intervenções artísticas e a recitar os poemas de seus autores preferidos, fortalecendo assim o intercâmbio cultural e a disseminação da nossa diversidade cultural.


Suzy Lopes (Foto: Bruno Vinelli)

A IDEALIZADORA

Suzy Lopes é atriz. Bacharel em Teatro pela UFPB - Universidade Federal da Paraíba. Atua no Teatro profissional desde 1995. Destaca-se em sua geração pelas múltiplas atividades. Faz teatro, cinema e performance. É idealizadora e produtora do projeto Café em Verso e Prosa que já é referência no cenário cultural paraibano há oito anos. Atou em diversas produções do teatro e do cinema local e nacional. Esteve no elenco dos seguintes espetáculos: Vento do Amanhecer em Macambira,   Morte e Vida Severina, Dor, Suor e Sangue, Cuscuz Bondade, As Esposas, Chapeuzinho Amarelou, O Auto de Deus, Espelho, Espelho Meu..., Vila Cazuza, Gota D’Água, Beiradas do Mar, Beijo Roubado, Estrelas ao Relento, Vereda da Salvação, Cabaré, Ópera do Chico,e  mais recentemente, em Retábulo, que teve direção do também paraibano Luiz Carlos Vasconcelos. Participou ainda como atriz no filme Era uma vez eu, Verônica, dirigido pelo cineasta Marcelo Gomes (PE), lançado em 2012. Tem vários prêmios em produções teatrais. E atualmente faz parte do Piollin Grupo de Teatro.


Banda ADZ - Abrad' Os Zóio (Foto: Rizemberg Felipe)

ABRAD’ OS ZÓIO

A ADZ - Abrad’Os Zóio  é um caldeirão de música efervescente. Nasceu em 2011, de uma forma um tanto que despretensiosa, e foi agregando aos poucos os seus componentes, até alcançar sua atual formação - Yuri Carvalho (vocal), Pedro Medeiros (Direção musical e guitarrista), Temy Vicente (contrabaixo) e George Glauber (bateria). Já lançou no fim de agosto, na Usina Cultural Energisa, o primeiro trabalho autoral do grupo, o CD Cidade das Neves, que faz uma homenagem à cidade de origem do grupo, que os abraçou, João Pessoa. A obra foi financiada pela Fundação Cultural de João Pessoa – Funjope, através do Fundo Municipal de Cultura, e já recebe o respeito e reconhecimento do público cultural dessa capital. Tem o propósito de disseminar a MPB – Música Paraibana Bacana, valorizando a diversidade cultural de sua terra, passando pelo Rock, Reggae, Música Regional, Baião, Maracatu, Samba-groove, criando assim, uma mistura carinhosamente apelidada de Funk-Rock-Oxente. Como principais influências sonoras e poéticas, a banda leva na bagagem trabalhos de artistas como Djavan, Lenine, Zeca Baleiro, Belchior, Vital Farias, Chico César, Pedro Osmar, Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga, Cátia de França e diversos artistas paraibanos.


OS LANÇAMENTOS


Perfomance 'Sentir: poesia em cena' (Foto: Bruno Vinelli)
Cartas Marcadas
Para comemorar os 30 anos de carreira, a atriz, dramaturga e arte-educadora paraibana, Celly de Freitas, lança o seu mais novo trabalho autoral, Cartas Marcadas, que traz ao todo noventa e nove poesias, apresentando uma nova fase de seu caminhar na Literatura.
Na apresentação, contamos com as belas palavras de Lau Siqueira, poeta, blogueiro e atual Presidente da Fundação Espaço Cultural – Funesc, que abre o seu texto com um título para caracterizar esse trabalho: Como o rio que transborda, pois “Celly de Freitas revela mais uma face. Pessoa de Teatro. Cidadã do universo artístico. Gente de bom trato com as palavras. Este é o seu primeiro livro de poemas, entretanto, ela sempre foi um pássaro da procura”, pontua Lau Siqueira.
E para criar performances de seus poemas, Celly de Freitas lança seu mais novo trabalho teatral, o Sentir: poesia em cena, cuja encenação fica por conta dos atores da Cia de Teatro Encena – Glaydson Gonçalves, Kelner Macedo, Melânia Silveira e a própria Celly.

Sidney Nicéas (Foto: Divulgação)
A Grande Ilusão
Terceira obra do escritor recifense Sidney Nicéas, seu romance fictício A Grande Ilusão (Giostri Editora, São Paulo, 2012) está ganhando destaque no cenário nacional e internacional. Iniciou sua jornada em 1995, quando escreveu e dirigiu a peça Cinzas da Paixão. Recentemente apresentou suas artes literárias na Bienal do Livro de Pernambuco e na Feira Literária de Joinville, onde ministrou a palestra “Nordeste Literário: a experiência do autor na fomentação literária nordestina”. E em breve, o Vic e o Homem Feito de Nuvens – seu mais novo livro – estará presente na Feira Literária de Frankfurt, na Alemanha, levando assim o trabalho nordestino para o mundo; narra uma história para todas as idades, que se desenrola sobre a linha tênue que divide a inocência infantil e a malícia adulta.
Nessa situação, Nicéas traz mais uma vez a João Pessoa, a sua literatura. No ano de 2011, também por meio do Café em Verso e Prosa, a convite da curadora Suzy Lopes, ele lançou O Rei, a Sombra e a Máscara (2010) - livro e curta-metragem, outra faceta do autor. É escritor ainda de O que importa é o caminho (2004). E prevê para o próximo ano uma trilogia, que abordará temas diferentes, mas afins.
Além da noite de autógrafos, Nicéas apresentará um curto monólogo, onde o escritor, que iniciou sua carreira no teatro, baseia-se na obra originária, assumindo a identidade do Padre Hortêncio, personagem central do livro, é atormentado pelos próprios impulsos sexuais, e destila para o público parte do dilema vivido pelo pároco no enredo – um drama urbano, baseado nos acontecimentos corriqueiros das principais capitais brasileiras, calcado nos dilemas sexuais de um sacerdote diante de uma adolescente virgem que quer tê-lo como primeiro da sua vida. Atualmente, o autor tem se dedicado a um roteiro que transformará a ficção do livro num documentário repleto de figuras reais, que atestam a veracidade da trama, previsto para o ano de 2014.
Avesso a concursos e prêmios literários, tem pautado a sua carreira na divulgação da sua obra pelo país, sempre se aproximando do público e usando da própria experiência no teatro para difusão dos conceitos que costuma tratar na sua literatura. São palestras e/ou performances baseadas nos seus livros, que abordam as questões centrais que regem a vida humana, sempre desafiando as pessoas a terem um olhar acentuado sobre si mesmas e sobre a realidade que as cerca.
Relações Públicas por profissão e titular da própria assessoria, Nicéas assina o Blog De2em2..., onde veicula seus escritos sempre com uma visão incisiva do ser humano e da vida coletiva da humanidade.



SARAU CAFÉ VERSO EM PROSA
Mais informações: Suzy Lopes (Idealizadora e Produtora)
Fone: (83) 9614-8870
E-mail: atrizsuzylopes@hotmail.com

ADZ – ABRAD’ SO ZÓIO
Mais informações: Anne Fernandes (Produção e Assessoria de Imprensa)
Fone: (83) 8806-0165

CELLY DE FREITAS
Mais informações: (83) 8600-0094 (OI) ou (83) 9984-3366 

SIDNEY NICÉAS
Mais informações: (83) 8801-8533 | (81) 8833-8730

Comentários