João Pessoa abre as portas para o “Augusto das Letras”

Evento da Literatura acontecerá de 23 a 28 de setembro em vários pontos culturais de nossa capital

Augusto dos Anjos (Gravura: Divulgação)
O Augusto das Letras permeado de literatura e seus recortes de influências, estilos e importância, a partir de autores tradicionais e os diálogos com os nomes da contemporaneidade, terá como tema Nove Poetas de Sempre, fazendo uma homenagem aos grandes nomes da literatura nacional: Augusto dos Anjos, Carlos Drummond de Andrade, Castro Alves, Cecília Meireles, Jomar Moraes Souto, Manuel Bandeira, Mário Quintana, Paulo Leminski e Vinícius de Moraes. Acontecerá entre os dias 23 e 28 deste mês, e as atividades serão realizadas no Casarão 34, na Academia Paraibana de Letras, no Centro Cultural Joacil de Brito Pereira e na Usina Cultural da Energisa.
Por seu caráter interdisciplinar, o Augusto das Letras contará com a presença do ator Lima Duarte, o cantador Oliveira de Panelas, o cantor e compositor Gustavo Magno e a atriz paraibana e idealizadora do já consagrado Sarau Poético Verso e Prosa, Suzy Lopes. O evento contará ainda com nomes importantes da literatura atual, a exemplo de Fabrício Carpinejar, Frederico Barbosa (SP), Reynaldo Damásio (SP), Antônio Carlos Secchin (RJ), Ronaldo Cagiano (SP) e Sandra Fernandes Erickson (RN). A programação completa do evento será divulgada na próxima semana.

Maurício Burity (Foto: Divulgação)
O diretor executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Maurício Burity, destacou que o Augusto das Letras foi pensado de forma a valorizar o debate sobre obras importantes da literatura brasileira, trazendo a interdisciplinaridade entre as várias manifestações artísticas, a exemplo do cinema, teatro e a música. “O Augusto das Letras é um evento importante para a cidade de João Pessoa, por isso, pensamos em um formato que sirva de fomento e de valorização da literatura, mas também dialogue com outras artes com o objetivo de fazer valer a importância que a Paraíba tem na literatura brasileira”, disse.
O Augusto das Letras irá centrar as várias discussões por meio de palestras e debates em torno de poetas tradicionais a exemplo de Castro Alves e Augusto dos Anjos e outros contemporâneos, como Paulo Leminski e Vinícius de Moraes.

Carpinejar na abertura
Fabrício Carpinejar (Foto: Divulgação)
O Augusto das Letras será aberto, às 19h30, no Casarão 34 com uma palestra de tema livre com o escritor Fabrício Carpinejar, seguido por uma cantoria de Oliveira de Panelas e um debate com o músico, jornalista e poeta Astier Basílio, sobre literatura e cantoria.

Um pouco de Carpinejar
Jornalista e um dos autores contemporâneos mais conhecidos do cenário nacional. Natural de Caxias do Sul (RS), Fabrício Carpinejar é mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O autor gaúcho é reconhecido por vários livros que lançou, a exemplo de Borralheiro (Editora Bertrand Brasil, 2011), Mulher Perdigueira (Editora Bertrand Brasil, 2010), O Amor Esquece de Começar (Bertrand Brasil, 2006) e As Solas do Sol (Bertrand Brasil, 1998).

Poeta do ‘Eu’
O projeto voltado para a literatura homenageia o poeta paraibano Augusto dos Anjos, conhecido por seu estilo único na literatura brasileira, que também será tema de discussão. No dia 24, às 10h, na Academia Paraibana de Letras haverá a palestra Augusto dos Anjos e o Eu e debate com Sandra Fernandes Erickson.
O poeta, natural de Sapé, também será homenageado no encerramento com o show Eu e Outras Músicas do cantor e compositor Gustavo Magno. Ele será acompanhado da Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa, que apresentará a transposição das poesias do Eu para o universo musical.

O projeto é uma realização da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Fundação Cultural (Funjope), que tem o intuito de democratizar o acesso da população às obras de escritores brasileiros e estimular o hábito da leitura. Durante o evento será realizada, além das palestras-debates, a Feira de Livros do Augusto das Letras.


Mais informações:
Fabrício Carpinejar
Blog: carpinejar.blogspot.com.br

Fonte: Secom - JP

Comentários