Devido à demanda, Prêmio Sesc de Literatura prolonga as inscrições até 30/08

Escritores que ainda encontram-se com suas obras inéditas podem fazer até 30 de Agosto deste ano uma importante tentativa de editar livros de contos e romances através de uma editora de reconhecida importância. É que o SESC, devido à demanda, prorrogou as inscrições para o Prêmio de Literatura, com alcance nacional, por meio de unidades de serviço que o Serviço Social do Comércio mantém em capitais e principais cidades do interior do Brasil.


O autor vencedor de cada categoria será premiado com a edição de 2000 livros, distribuída comercialmente em todas as regiões brasileiras, além de contar com a avaliação de críticos especializados e do público leitor bem informado. O regulamento do concurso registra ainda que cada vencedor terá direito a passagem aérea - exceto se for oriundo do Estado do Rio de Janeiro - e estadias pagas pela instituição para participar da solenidade de premiação. 
Sérgio de Castro Pinto (Foto: Divulgação)
A Paraíba já sediou em duas ocasiões a subcomissão regional de análise dos trabalhos inscritos, contando com as participações de críticos literários e escritores do nível de Rinaldo Fernandes, Amador Ribeiro, Sérgio de Castro Pinto, Políbio Alves e Hidelberto Barbosa Filho.
Em uma década de realização o Prêmio Sesc vem revelando talentos literários que podem participar apenas com uma obra em cada categoria, não sendo permitida a participação de menores de 18 anos, bem como de escritores residentes no exterior. Apresentou aos leitores brasileiros uma nova safra de escritores que talvez não teriam entrada em grandes editoras. Já revelou 18 escritores das mais diferentes profissões – um professor universitário de química, um servidor público, uma estudante, um redator publicitário, um psicanalista e por aí vai. Pessoas com pouca ou nenhuma circulação pelo mundo literário. Alguns deles ficaram pelo caminho, outros, com esse pontapé, investiram na carreira. É o caso, por exemplo, de Lúcia Bettencourt, André de Leones e Luisa Geisler. Vêm novos nomes por aí – as inscrições estão abertas até 30 de agosto.
Rinaldo Fernandes (Foto: Divulgação)
A questão do ineditismo é o que difere o Prêmio Sesc e o São Paulo, que também tem uma categoria de autores estreantes – mas neste caso, só concorrem livros já editados. Portanto, de autores que já venceram a primeira barreira.
Os organizadores registram ainda que o Prêmio do Sesc tem outro diferencial, não envolve dinheiro – e isso não importa aos vencedores ouvidos pelo Estado. Mais relevante é, na opinião deles, a oportunidade de ver o livro editado e distribuído pela Record, a maior editora do País. É esse o prêmio. Por sua vez, o Sesc organiza um intenso tour com os vencedores por suas unidades e por outros eventos, como a Jornada de Passo Fundo e a Flip – na programação paralela que a instituição promove durante a festa. Anualmente, o Sesc investe R$ 500 mil nessas ações.



Luisa Greisler (Foto: Divulgação)

A ESTREIA LITERÁRIA DA ASPIRANTE A ESCRITORA

Luisa Geisler foi a mais jovem escritora premiada pelo Sesc e tem uma das carreiras mais promissoras. Ela tinha 17 anos e fazia a oficina literária do Luiz Antonio de Assis Brasil quando soube do concurso. Ajeitou alguns contos, fez outros e inscreveu Contos de Mentira na premiação. Levou. No ano seguinte, em 2011, resolveu experimentar o romance, e escreveu Quiçá. Levou de novo. No mesmo ano, foi selecionada para a Granta Melhores Jovens Escritores Brasileiros e o romance que escreve agora sairá pela Alfaguara, uma das principais editoras na área de ficção.
“Sem o Prêmio Sesc, minha carreira estaria na estaca zero em termos de publicação”, conta a estudante de Relações Internacionais e Ciências Sociais.

“A ideia é justamente essa: que o prêmio dê o primeiro empurrão na carreira literária dos autores, e que eles possam assim construir as suas trajetórias”, explica Henrique Rodrigues, um dos idealizadores do concurso.

O concurso está com regulamento publicado no site www.sesc.com.br/premiosesc, onde os escritores interessados podem efetivar inscrições. As validações dessas inscrições estão sendo efetivadas no SESC Centro João Pessoa/ Setor de Cultura.
Os demais endereços das unidades que integram o SESC-PB estão abaixo relacionados.

SESC PATOS 
Rua Natalia de Figueiredo - Bairro do Morro, CEP: 58703-290, Patos/PB.
Fone: (83) 3521-1446

SESC GUARABIRA
Rua Cel. José Maurício da Costa, 290, São José, CEP: 58200-000, Guarabira/PB. Fone: (83) 3421-3514

SESC CAJAZEIRAS
Rua Vitória Bezerra, s/n, Capoeiras, CEP: 58900-000, Cajazeiras/PB.
Fone: (83) 3531-0052

SESC CAMPINA GRANDE
Rua Giló Guedes, 650, Santo Antônio, CEP: 58103-375, Campina Grande/PB. Fone: (83) 3271-1601

SESC SOUSA
Rua João Vieira Silva, s/n, Raquel Gadelha, CEP: 58800-970, Sousa/PB.
Fone: (83) 3521-1446


O Setor de Cultura do SESC Centro João Pessoa encontra-se localizado à Rua Desembargador Souto Maior, 281, Centro, João Pessoa - PB.
Mais informações pelos telefones: (83) 3208-3158 e (83) 9996-0183.

Fonte: Setor de Cultura - Sesc Centro JP

Comentários