2ª Etapa para as Oficina de Dramaturgia Sesc estão com inscrições abertas

Desde a última segunda-feira (12), estão abertas as inscrições para a segunda etapa do Projeto Dramaturgia SESC, através da oficina de temática regional que será ministrada pelo dramaturgo, diretor e professor do curso de Teatro da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, Paulo Vieira. A oficina acontecerá no SESC Centro Campina Grande entre os dias 26 e 28 de agosto e de 30 de agosto a 01 de setembro no SESC Centro João Pessoa.
Na oficina serão escolhidos 24 atores e 04 diretores para as próximas fases do projeto Mostra de Leituras em Cena, que acontecerão entre os dias 14 e 20 de outubro, dentro da programação do Festival Aldeia SESC.
No programa da oficina serão realizadas leituras de quatro dramaturgos nordestinos, sendo eles, Altimar Pimentel, Lourdes Ramalho, Luiz Marinho e Racine Santos.
A dramaturgia regional do Nordeste começou a ser esboçada em 1964, depois de uma conferência realizada por Hermilo Borba Filho na Faculdade de Direito de Recife. Naquele momento a literatura regional já contava com nomes e obras expressivas, a exemplo de José Lins do Rego, Rachel de Queiroz, Graciliano Ramos e Jorge Amado, mas não havia em teatro movimento semelhante. Foi quando Hermilo propôs que os dramaturgos então nascentes voltassem os olhares para o Nordeste, e vissem que há um drama em cada seca, há uma vida em cada feira; havia um imaginário para se consolidar.

Hermilo Borba Filho (Foto: Acervo Divulgação)

LIGAÇÃO COM HERMILO BORBA FILHO



Há na dramaturgia dos quatro autores apontados um ponto em comum: a identificação com as propostas de Hermilo Borba Filho, que se vem estendendo desde 1946, e que encontra em Luiz Marinho, Lourdes Ramalho e Altimar Pimentel dramaturgos, da segunda geração; em Racine Santos, terceira; e em Tarcísio Pereira, quarta geração, indicando a permanência de um pensamento sobre o Nordeste que os une através do tempo e apesar das significativas mudanças sociais ocorridas desde então. Certamente que o Nordeste hoje já não é o mesmo de Hermilo de 1946, mas a força de uma ideia norteadora se mantém no tempo, inclusive moldando o pensamento geral sobre o Nordeste.


A OFICINA – DESENVOLVIMENTO



São quatro os autores indicados. Por isso os participantes da oficina serão divididos em quatro grupos, e cada grupo será encarregado de realizar a leitura de um texto a ser escolhido. A oficina será realizada durante três dias, tendo cada um deles quatro horas de atividades. Os principais conteúdos desenvolvidos na oficina serão: a leitura das obras e discussão sobre dramaturgia nordestina, o que une os autores apontados e o que os diferencia; exercícios de leitura encenada de cada obra por cada grupo; apresentação dos resultados possíveis e discussão final sobre como dar continuidade ao trabalho.

O MINISTRANTE



Paulo Vieira (Foto: Acervo)
Paulo Vieira é dramaturgo, diretor, ator romancista, roteirista e professor do curso de Teatro da UFPB. Possui doutorado em Artes pela Universidade de São Paulo – USP e pós-doutorado no Théâtre du Soleil, em Paris, na França. Foi membro do Conselho Estadual de Cultura, da Secretaria de Cultura do Estado da Paraíba, da Comissão de Análise de Projetos do Fundo Municipal de Cultura, da Prefeitura Municipal de João Pessoa, e da Comissão de Análise de Projetos da Lei Augusto dos Anjos (FIC), do Governo do Estado da Paraíba. Possui diversos livros publicados sobre teatro, dramaturgia e encenação, além dos romances O Ronco da Abelha (2001), O Peregrino (2009) e O Voo da Borboleta Negra (2012), sua mais recente produção publicada. Escreveu diversos textos teatrais, entre eles Anayde (1992), Não se Incomode pelo Carnaval (1997) e Lata Absoluta (2010), tendo dirigido este último.


O SESC Centro João Pessoa fica localizado à Rua Desembargador Souto Maior, 281, Centro, 
João Pessoa - PB.
Mais informações pelos telefones (83) 3208-3158 e (83) 9996-0183.
Já o SESC Campina Grande se encontra localizado à Rua Giló Guedes, 650, Santo Antonio, CEP 58103-375, Campina Grande – PB.
Mais informações: (83) 3271-1601.

Fonte: Setor de Cultura - Sesc Centro João Pessoa

Comentários